domingo, 17 de junho de 2012

Jiraiya (série de TV)



Sekai Ninja Sen Jiraiya
Jiraiya, o Incrível Ninja (BR)
Informação geral
FormatoSeriado
GéneroMetal Hero
Classificação etáriaInadequado para menores de 10 anos i DJCTQ (Brasil)
Duraçãoaprox. 23 min.
CriadorToei
País de origem Japão
Produção
Diretor(es)Masaaki Hatsumi
Tema de aberturaJiraya, por Akira Kushida
Tema de
encerramento
SHI-NO-BI '88, por Akira Kushida
Exibição
Transmissão original24 de janeiro de 1988- 24 de janeiro de 1989
№ de temporadas1
№ de episódios50
Portal Séries de televisão · Portal Televisão
Projeto Televisão
Sekai Ninja Sen Jiraiya (世界忍者戦ジライヤ Sekai Ninja Sen Jiraiya?, traduzido como Guerra Mundial dos Ninjas Jiraiya e lançado no Brasil sob o título Jiraiya, o Incrível Ninja) é umasérie de televisão japonesa do gênero tokusatsu, pertencente à franquia dos Metal Heroes. Produzida pela Toei Company, foi exibida originalmente entre 24 de janeiro de 1988 e 24 de janeiro de 1989 pela TV Asahi, totalizando 50 episódios. A série diferenciou-se de suas antecessoras por quebrar o padrão da franquia na qual está inserida, introduzindo um herói sem superpoderes e utilizar como temática a tradição japonesa dos ninjas, até então nunca explorada nos Metal Heroes. Foi trazida ao Brasil pela extinta Top Tape e estreou no dia 25 de setembro de 1989 pela Rede Manchete, continuando a fazer muito sucesso na década de 90. Mais tarde voltou a ser exibida pela mesma emissora entre 1998 e 1999. Com a falência da Manchete, a série foi exibida pela manhã na RedeTV! até meados de 1999, pouco antes da emissora estrear a sua programação definitiva. Atualmente, é exibida no bloco "Made in Japan" da Ulbra TV de Porto Alegre, pela Rede NGT de televisão, e Rede Brasil de Televisão (RBTV).]

Curiosidades

  • Em outubro de 2004Takumi Tsutsui (o intérprete de Toha/Jiraiya) veio para o Brasil, junto com Hiroshi Watari (Den Iga/Sharivan emSharivan, Kenji Sony/Spielvan em Spielvan, Boomerman em Jaspion, entre outros), em um evento em São Paulo chamado Ressaca Friends. Retornou ao Brasil em 2008 junto com Akira Kushida (cantor dos temas de Sharivan, Jaspion e do próprio Jiraiya, entre outros temas de tokusatsu) no evento Anime World, em Porto Alegre, e no evento Anime Friends em São Paulo.
  • O ator que interpreta o personagem Tetsuzan Yamashi, Dr. Masaaki Hatsumi (o qual fora entrevistado em 2002 pela revista brasileira Henshin), é também o fundador da Bujinkan (Casa do Guerreiro Divino), uma instituição que ensina o Ninjutsu (arte marcial dos Ninjas). Dr. Masaaki Hatsumi nasceu na cidade de Noda, na província de Chiba, em 2 de dezembro de 1931. Ele graduou-se na Universidade Meiji, de Tóquio, hoje ele é o diretor de sua própria clínica na cidade de Noda, sendo considerado um dos maiores traumatologistas do Japão. Ele recebeu das mãos de seu maior mestre, Toshitsugu Takamatsu (o último ninja profissional) o título de Grão-Mestre (Soke; havendo apenas um por tradição e por geração) de nove tradições marciais antigas do Japão. Uma dessas tradições é a Togakure Ryu, a qual é citada na série, e como o personagem Tetsuzan Yamashi, Dr. Masaaki Hatsumi é de fato o 34º Soke (herdeiro) da Togakure Ryu.
  • Líbero Miguel, que fazia a voz do vilão Dokusai e dirigia a dublagem do seriado, morreu e por conta disso teve de ser substituído no episódio 17 por Gilberto Barolli e Nair Silva assumiu a direção da dublagem. Do elenco brasileiro de dublagem, além de Líbero Miguel, também já faleceram Carlos Laranjeira (Spiker), Waldyr Wey (Tetsuzan), Gastão Malta (Barão Owl) e João Paulo Ramalho (Pako).
  • São contraditórios os dados disponíveis relativos à performance comercial (audiência e licenciamento) do seriado no Japão. A revistaHerói (1a fase - Editora ACME) diz que, tal como Jaspion e National KidJiraiya não fez grande sucesso em seu país de origem (sem prejuízo mas também sem grandes lucros), mas foi muito bem-sucedido no Brasil. No entanto, a revista Gyodai no 1 (Editora ZN) diz que a audiência da série foi boa o bastante em terras nipônicas a ponto de os produtores da Toei Co. pensarem inicialmente no conceito de seu sucessor, Jiban, como um "Policial Ninja".
  • Outras provas colaboraram para a hipótese de sucesso apontada no item acima: o número de episódios - 50 - dificilmente se aplicaria a séries de desempenho mediano (que têm em média 45 ou 46). A aparição de um personagem de Jiraiya na sua série sucessora (ver parágrafo seguinte) também parece indicar uma boa trajetória: dificilmente isso acontece com uma série mal-sucedida e já encerrada.
  • Takumi Hashimoto também repetiu seu papel como Manabu no episódio 31 de Jiban no ano seguinte. Em 1992 viria a participar da série Super Sentai Zyuranger, na qual interpretou Boi/Tiger Ranger.
  • Em 1987, o ator Issei Hirota (Spiker) fez o papel de Akira (Blue Mask) em Maskman.
  • O nome original da espada do Jiraya é Jikkou Shinkuu Ken, que significa Espada do Vácuo Luminoso Magnético. Não se sabe do porquê a dublagem brasileira ter mudado o nome para Espada Olímpica além do fato de que a série foi exibida no Japão no ano da realização dos Jogos Olímpicos de Seul e de Calgary, vindo daí o conceito de "Ninja Olimpíada" existente no original. E a série chegou no Brasil um anos depois. O mais provável é que tenha sido por motivos comerciais, já que o nome original é extenso e confuso. Apesar de não fazer muito sentido, o nome "Espada Olímpica" pegou e até hoje é facilmente lembrado pelos que assistiram a série.
  • Outra mudança "importante" da adaptação brasileira foi o termo Guerra Mundial dos Ninjas para Ninja Olimpiada (olimpiada dos ninjas).
  • O ator Noriaki Kaneda, intérprete do vilão Dokusai, também trabalhou em Jaspion como o dublê do Gigante Guerreiro Daileon e do próprio Jaspion e também outros seriados que foram exibidos no Brasil como MetalderJibanSpielvan, etc.
  • O ator Shouhei Kusaka, que interpretou Tokio no episódio 5 em Sharivan, passa a atuar como o ninja Kaminin Oruha (episódios 12, 26 e 45), e também interpretaria no ano seguinte o personagem-título em Policial de Aço Jiban, bem como seu alter-ego, o policial Naoto Tamura.
  • A atriz Michiko Enokida (Kazumi) interpretaria no mesmo ano a paranormal Kyoko Matoba em Kamen Rider Black RX.
  • Na música de abertura da série, é possível ouvir um coro em backing vocal murmurando uma espécie de verso, a princípio indecifrável ao escutarmos a canção; na verdade, o coro recita: Gakoraitousha, Akumafudou! (我古来闘者, 悪魔不動 Gakoraitōsha, akumafudō!?), uma antiga técnica ninja cuja tradução é algo como "Pelos meus ancestrais lutadores, que o demônio não se mova!". Segundo o mestreMasaki Hatsumi (Tetsuzan), essa técnica ninja (忍術 Ninjutsu?) era usada para paralisar o inimigo em batalha a fim de atacá-lo.
  • O carro de Jiraiya, Black Storm, é o Nissan 300ZX T-Top 1988, com motorização V6.
  • A série foi lançada oficialmente no ano de 2009 em DVD no Brasil. Entretanto, tal lançamento foi severamente criticado por muitos fãs, já que a qualidade de imagem é a mesma dos DVD's alternativos que já circulam há um bom tempo pelo país, gravado da reprise do canal japonês Toei Channel. No Japão, a série foi lançada também em DVD entre 2008 e meados de 2009, porém com remasterização total dos episódios. Tal fato repercutiu não apenas aos fãs de tokusatsu, bem como fãs saudosistas de programas exibidos antigamente na TV brasileira.
  • A apresentadora, cantora e atriz francesa Dorothée participou da série como a ninja Catherine (カトリーヌ Katoriinu?) nos episódios 29, 31.

Personagens

Família Yamaji

Família Yamaji (山地族 Yamaji-zoku?, no original) são os personagens principais da série, descendentes dos Togakure (戸隠流 Togakure-ryū?), um antigo clã ninja cuja missão é proteger a Inscrição, um pedaço de pedra que aponta o paradeiro de Pako, uma capsula espacial que caiu na Terra há cerca de 300 anos antes de Cristo.
  • Touha Yamaji/Jiraiya (山地闘破/ジライヤ (磁雷矢) Yamaji Tōha/Jiraiya?): o protagonista da série. Quando era pequeno, seus pais foram mortos e ele foi adotado pro Tetsuzan como filho. É treinado por seu pai adotivo para tornar-se um ninja e sucedê-lo na linha dos sucessores de Togakure. Quando sua irmã é raptada pela Família de Feiticeiros, Touha recebe a armadura de Jiraiya e sua respectiva arma, a Espada Olímpica (磁光真空剣 Jikkō Shinkūken?, no original) e inicia a luta contra o clã maligno. A razão pela qual Toha fazia a espada brilhar como uma espada-laser, porque é descendente de Paco. Seus pais foram mortos e foi adotado por Tetsuzan e viveu para derrotar Adolf Sugitani, que os matou e Dokusai até o fim da série.
  • Kei Yamaji/Himenin Emiha (山地ケイ/姫忍 恵美破 Yamaji Kei/Himenin Emiha?): A mais velha dos filhos biológicos de Tetsuzan, Kei tem aproximadamente 15 anos. Dividida entre viver uma vida de garota normal e tornar-se uma ninja, acaba ganhando uma armadura olímpica e passa a auxiliar seu irmão em diversas ocasiões.
  • Manabu Yamaji (山地 学 Yamaji Manabu?): O mais jovem dos filhos de Tetsuzan, Manabu tem 8 anos. Vive aprontando travessuras que muitas vezes colocam sua família em situações difíceis (como quando pegou a Espada Olímpica e deixou que a mesma caísse nas mãos dos Feiticeiros). Ainda assim, é valente e aplicado, ajudando seus irmãos em várias ocasiões. Após fazer 13 anos, ajuda Jiban na luta contra Biolon.
  • Tetsuzan Yamaji (山地哲山 Yamaji Tetsuzan?): Um sábio mestre ninja que adotou Touha como filho após a morte dos pais do garoto. É o representante da 34ª Geração da família dos Togakure. Considerado um dos maiores mestres ninjas do mundo, foi interpretado pelo real ninja e médico neurologista Masaaki Hatsumi.

Aliados

  • Ryu Asuka/Yanin Spiker (飛鳥 竜/槍忍 突破 Asuka Ryū/Yanin Totsuha?, 5, 6, 8, 10, 13, 23, 24): policial do Serviço Secreto Japonês, normalmente é visto trabalhando junto com Reiha e ajuda Jiraiya em algumas ocasiões, Especialista em luta com lanças longas, segundo a tradução de seu nome original.
  • Reia Yagyu/Kinin Reiha (柳生 レイ/貴忍 麗破 Yagyū Rei/Kinin Reiha?, 2, 5, 6, 10, 24, 31-32, 40, 48-50): kunoichi da família Yagyu e também agente do Serviço Secreto Japonês, expert em ataques surpresa e em espreitar os inimigos de Jiraiya para colher informações. Sabe leitura labial, como demonstra em sua primeira aparição. Reiha possui um brilho misterioso nos olhos, o mesmo do pote que os Yamashi mantêm. Normalmente faz parcerias com Yarinin Spiker. No início da série, usa o poder de seus olhos e salva Jiraiya de Kannin Dragon e Chang Kung Fu Jr., mas perde a memória e entra em coma. Depois volta a ativa e ajuda o grupo Yamashi. Durante a luta contra Adolf Sugitani, Toha é mortalmente ferido e Tetsuzan solicitou a Rei para que ajude Toha em uma transfusão de sangue. Tetsuzan revela a Rei e Toha que ambos são descendentes de Paco.
  • Dr. Smith (スミス博士 Sumisu Hakase?, 11, 16, 23): cientista alemão, discípulo de Tetsuzan e aprendiz da arte ninja de Togakure. Aparece em alguns episódios prestando boas ajudas aos Yamashi. Smith é perito em tecnologia. Foi ele que reforçou a Armadura Olímpica para que Jiraiya pudesse derrotar Kannin Dragon e Kanin Chang Kung Fu e criou Black Storm, um carro utilizado por Jiraiya para vencer os Ninjas Especiais.
  • Henry Rakuchin (ヘンリー楽珍 Henrii Rakuchin?, 1, 3, 4, 6, 36, 46): um vidente trapalhão e perito em adivinhações. Com sua bola de cristal, ele ajudou Jiraiya em poucas ocasiões.

Família de Feiticeiros

Família de Feiticeiros (妖魔一族 Yūma Ichizoku?) são os antagonistas da série, que desejam obter a Inscrição e adquirir Pako e seu poder para dominar o mundo. Composta pelo patriarca Dokusai, sua filha Benikiba e seu "filho" adotivo Retsuga.
  • Oninin Dokusai (鬼忍 毒斎 Oninin Dokusai?): chefe e patriarca da Família dos Feiticeiros. No passado foi amigo e aprendiz da arte ninja juntamente com Tetsuzan. Matou a esposa de Tetsuzan para roubar a Inscrição, mas acabou ficando somente com a metade. Morre no final da série após ser derrotado em um combate definitivo com Jiraiya. Oninin (鬼忍?) significa "Ogro Ninja", e Dokusai (毒斎?) significa "adorador de venenos".
  • Chounin Benikiba (蝶忍 紅牙 Chūnin Benikiba?): filha de Dokusai, gosta muito de jóias. É muito fraca na arte ninja, sendo constantemente salva por seu pai ou por Retsuga. É mestre dos disfarces, conseguindo se transformar em qualquer um (até mesmo em criança). Escapa viva no fim da série. Chuunin (蝶忍?) significa "Borboleta Ninja", e Benikiba (紅牙?) significa "garra vermelha".
  • Hoshin Retsuga (星忍 烈牙 Hoshin Retsuga?): "filho" postiço de Dokusai, usa um arco algumas vezes na série. Possui uma estrela gigantesca na testa, usada como arma. Protagonizou várias lutas contra Jiraiya, inclusive recebendo o golpe "Espada Olímpica" e escapando vivo no primeiro episódio. Escapa vivo no fim da série. Hoshinin (星忍?) siginifica "Ninja da Estrela", e Retsuga (烈牙?) significa "garra violenta".
  • Ninjas Pássaros Karasutengos (鳥忍 カラス天狗 Torinin Karasutengu?): ninjas com aparência de corvos, servem aos Feiticeiros como soldados. Fracos e péssimos lutadores, são facilmente derrotados por Jiraiya e seus irmãos. Contudo, por serem imortais, eles sempre retornam, mesmo depois de mortos. Em um episódio, esta capacidade é explorada quando Dokusai coloca uma bomba em um dos Karasutengu para eliminar Jiraya. Quando o ninja do episódio não é derrotado por Jiraya, quase sempre um Karasutengu é morto com um golpe "Espada Olímpica". Seu nome é derivado do duende Tengu da mitologia japonesa.
  • Mini Ninjas Pássaros Karasutengos: Morgana recruta um grupo de garotos para enfrentar Jiraiya, apesar do fato de Jiraiya desprezar o fato de enfrentar crianças inocentes. Parte do grupo que não passam no teste são feitos prisioneiros e outros se vestiam como os Ninjas Pássaros Karasutengos. Quando iam se apossar da armadura e da Espada-Olímpica, são aturdidos por Toha. Depois de frustrar os planos de Morgana, são salvos por Jiraiya e o grupo Yamashi.
  • Aracnin Morgana (妖忍 クモ御前 Yūnin Kumo Gozen?, 37-41, 47-50): uma feiticeira que fora derrotada por Tetsuzan no passado. Volta à vida nos tempos atuais e passa a auxiliar Dokusai. Usa um rifle como arma em sua forma jovem. Embora Jiraya não consiga vencê-la é Tetsuzan que a vence novamente, em um duelo no final da série. Seu nome original é traduzido como "Ninja Feiticeira Madame Aranha".
  • Unidade de Ninjas Especiais (特殊忍者群 Tokushu Ninjakun?, 16): um grupo de ninjas brasileiros criados pro Dokusai e nomeados pelos 5 elementos do TaoísmoFire ( Ka?), Water ( Sui?), Land ( Chi?), Tree ( Moku?) e Wind ( ?). São enviados para destruir Jiraiya, mas Fuu hesita em atacar o herói ao ouvir o barulho do vento. Após a derrota deles nas mãos de Jiraiya, os Feiticeiros recolheram os cadáveres dos ninjas para criarem o andróide Kazenin Maffia.

Império Ninja

Império Ninja (世界忍者 Sekai Ninja?) são os ninjas de diferentes nacionalidades que também procuram por Pako. Cada um deles possui uma habilidade especial e um objetivo para o uso do tesouro. Alguns são malignos e desejam Pako para o ganho pessoal; outros o desejam para motivos nobres. Alguns lutam contra Jiraiya inicialmente, mas posteriormente tornam-se seus aliados.

Aliados

  • Jonin Barão Owl (城忍 フクロウ男爵 Jōnin Fukurou Danshaku?, 1-2, 9, 19, 37-38, 47, 49-50): o primeiro do Império Ninja a aparecer na série. Ele é, na verdade, um cavaleiro britânico adepto do cristianismo que luta com uma espada claymore escocesa. Deseja utilizar Pako para acabar com a fome, a injustiça e a miséria do mundo. Quase morre no episódio 9, quando cai do alto de uma cachoeira, mas posteriormente aparece vivo para Jiraiya e torna-se seu aliado. Seu nome se traduz literalmente como "Ninja do Castelo Barão Coruja".
  • Rainin Wild (雷忍 ワイルド Rainin Wairudo?, 20, 33, 40, 46, 49-50): Um ninja americano do Ocidente descendentes de Billy the Kid. Ele trabalha como caçador de recompensas e chama a si mesmo o "Xerife Ninja do Exército do Norte". Sua roupa ninja é feito de denim azul. Empunha um revólver Magnum, juntamente com uma faca. No episódio 20, ele persegue Jiraiya, a fim de conseguir recompensa oferecida pelo Clã Feiticeiros, mas une forças com Jiraiya, no final, quando os Feiticeiros o trai. Depois, ele começa a trabalhar para uma empresa pública de entretenimento, a fim de coletar dinheiro para pagar a sua viagem de volta para os Estados Unidos e acaba desafiando Jiraiya novamente no episódio 33 a um duelo. A partir desse ponto em diante, ele se torna um aliado de Jiraiya na última batalha contra o Clã Feiticeiros.
  • Hounin Jane (宝忍 ジャンヌ Hōnin Jannu?, 40): Uma ninja adivinha meia-japonesa feminina do Canadá, que procura ajudar sua cidade natal pobre. Ela pode disparar chuva de diamante de seu peito. Abusa de suas boas intenções, forçando-a a levar Jiraiya para uma armadilha, mas acabou salvando ele em vez de desistir de sua própria vida.
  • Igyounin Beni Lagarto (異形忍 紅トカゲ Igyōnin Beni Tokage?, 5, 31, 41): Um colecionador de espadas ninja que viaja pelo mundo em busca das espadas mais valiosas. Um andarilho que viajou o mundo a fim de dominar todo o tipo de luta de espadas e técnicas ninja, ele é um guerreiro habilidoso temido até mesmo pelo Dokusai. Ele pode assumir a forma de lagarto em forma de estrelas e arremessador bombas, bem como um canhão de mão, apesar de ter a capacidade de se transformar em um lagarto grande. No episódio 5, ele desafia Jiraiya com a Espada Olímpica, mas não consegue. Ele se torna aliado de Jiraiya e no episódio 31, ele descobre que a Espada Nobutora que foi roubada de um museu em Paris, mas é forçado a devolvê-lo às autoridades. No episódio 41, ele se é possuído quando ele empunha a espada das Trevas que originalmente pertencia a Dell-Star.
  • Rounin Haburamu (牢忍 ハブラム Rōnin Haburamu?, 3, 15): Ninja turco encarregado da proteção da Chama Verde, uma esmeralda preciosa do Palácio Topkapi. Carrega uma grande faca e espada, bem como de cadeia longa. No episódio 3, ele é levado a lutar contra Jiraiya pelo Clã Feiticeiros, mas reconcilia com ele até o final do episódio. No episódio 15, ele sem querer liberta Manin Sylvia de sua prisão e retorna ao Japão para pedir ajuda a Jiraiya. Ele é um muçulmano devoto que nunca perde uma oração.
  • Kaminin Oruha (紙忍 折破 Kaminin Oruha?, 12, 26, 45): Um ninja que pode manipular o papel, ele é empregado por seu próprio clã para caçar desertores. Ele aparece pela primeira vez no episódio 12, onde ele é designado para caçar um desertor chamado Mimura (三 村?). No entanto, ele está relutante em terminar trabalho, ter tido um relacionamento amoroso no passado com a filha de Mimura, Kasumi (カスミ?). Depois Mimura é morto, Oruha abandona o clã para fugir com Kasumi. Ele se aposenta e muda-se para Yamanakako com Kasumi, mas é trazido de volta em ação no episódio 26, após se envolver em uma trama pelo Clã Feiticeiros. Ele tem capacidade de criar bonecos miniatura de papel e usa tesoura desmontada como facas de arremesso. No episódio 45, ele e Kasumi são mortos por seu ex-líder do clã, mas ambos são trazidos de volta à vida pelos poderes de Deus Jirai.
  • Bakunin Homem Míssil (爆忍 ロケットマン Bakunin Roketto Man?, 14, 44, 49-50):Um ninja americano que é especialista em explosivos e pólvora. Empunha um lançador de foguetes, que ele normalmente carrega em suas costas. No entanto, ele não é perito em contra-ataques. Um veterano da Guerra do Vietnã, ele decidiu fugir do conflito depois que ele encontrou uma jovem chamada Tao (タオ?), Cujos pais foram mortos. Ele forjou sua morte e adotou Tao como sua própria filha. No episódio 14, ele vai para o Japão pela primeira vez, a fim de limpar seu nome após o Clã Feiticeiros o acusarem de um atentado a bomba e seqüestros que ele não cometeu. No episódio 44, ele é forçado a lutar contra a sua vontade contra Jiraiya quando Tao é seqüestrada pelo Clã Feiticeiros. Depois de Tao ser salva, ele retorna ao lado Storm e Wild, a fim de ajudar Jiraiya na batalha final contra os feiticeiros.
  • Seinin Alan (聖忍 アラムーサ Seinin Aramūsa?, 21, 47): Um membro da Ninja Clã do clã Santo, um clã religiosos que habitam as terras do deserto. Empunha uma katana grande e uma faca. Ele tem várias habilidades Ninpo como a criação de um tempestade de areia que sela armas de seus inimigos na areia, jogando estrelas que se alimenta de determinadas fontes de energia, a capacidade de levitar objetos gigantes, e assim por diante. A pedra vermelha na cabeça é a fonte de seus poderes. Ele ignora a sociedade moderna devido à sua educação. No episódio 21, ele é enganado pelo Clã Feiticeiros a roubar toda a gasolina em Tóquio, mas ele se redime de seus erros e luta ao lado de Jiraiya e torna-se seu aliado. No episódio 47, ele sofre uma lavagem cerebral de Aracnin Morgana forçado a destruir Deus Jirai, mas ele recobra seus sentidos antes que ele pudesse realizar tal tarefa.
  • Kazenin Maffia ou Kazenin Storm (風忍 馬風破 Kazenin Mafūba?, 16, 29, 40, 47, 49-50): brasileiro, primeiro ninja ciborgue a ser criado, Maffia foi projetado para ter as habilidades de seus companheiros mortos. Utilizando o corpo de Fuu, Dokusai o criou para destruir Jiraiya de uma vez por todas. Porém, após lutar contra Jiraiya em suas duas primeiras aparições, tornou-se seu aliado e retorna no final da série para ajudá-lo na batalha. Seu nome original, "Mafuuba" (馬風破?) é traduzido como "Cavalo da Ventania Destruidora". Ele definia os bonzinhos como bonachões, um trocadilho usado na versão dublada.
  • Hananin Agnes (花忍 夢破 Hananin Yumeha?, 17, 18, 32)

Inimigos

  • Ushunin Dell-Star (宇宙忍 デモスト Ushunin Demosuto?, 37 a 41, 46, 48-49): Um dos mais terriveis inimigos de Jiraya, pode separar a cebeça do corpo e disparar raios. Tem mais de 2 mil anos de vida e chegou a terra junto do antepassado de Touha, o primeiro Jiraya por quem foi aprisionado em uma caverna. Por esse motivo tem um odio mortal por Jiraya e deseja mata-lo e tomar pako para si. Tem uma uma poderosa espada chamada satã que é rival da espada olimpica de Jiraya.
  • Kanin Chang Kung Fu (火忍 チャンカンフー Kanin Chan Kan Fū?, 4, 49):
    • Kanin Chang Kung Fu Jr. (火忍 チャンカンフーの息子 Kanin Chan Kan Fū no Musuko?, 10-11, 49):
  • Kannin Dragon (漢忍 緑 龍 Kannin Ryoku Ryū?, 10-11, 49):
  • Shunin Makumba (獣忍 マクンバ Shunin Makunba?, 7, 25, 49):
    • Irmão mais Velho de Juunin Makumba (獣忍 マクンバの兄 Shunin Makunba no Ani?, 25, 49):
  • Gounin Abdad (剛忍 アブダダ Gōnin Abudada?, 8, 49):
  • Shakunin Strower (灼忍 ストローボ Shakunin Sutorōba?, 43, 49):
  • Kenin Parts (化忍 パルチス Kenin Paruchisu?, 19, 22, 31, 40, 48-49):
  • Líder dos Kaminin (紙忍一族頭領 Kaminin Ichizoku Tōriyō?, 45, 49):
  • Otonin Uhaya (音忍 宇破 Otonin Uha?, 6, 32, 49):
  • Badin Adolf Sugitani (杉谷悪之坊 Sugitani Aku Nobō?, 28, 49):
  • Tetsunin Steel (鉄忍 ガメッシュ Tetsunin Gamesshu?, 23, 49):
    • Tetsunin Steel 002 (鉄忍 ガメッシュ002 Tetsunin Gamesshu Tsu?, 40, 49):
  • Manin Luana (魔忍 シルビア Manin Shirubia?, 15, 49):
  • Janin Aman Negro (邪忍 黒い茨 Janin Kuroi Ibara?, 30, 49):
  • Suinin Tubarão-Mor (水忍 シルバーシャーク Suinin Shirubā Shāku?, 24, 40, 48-49):
  • Yujin/Satã Ashura (花忍 黒猿 Hananin Kurozaru?, 17, 18, 49):
  • Yaminin David Cat (闇忍 デビルキャッツ Yaminin Debiru Kyattsu?, 36, 48, 49):
  • Sainin Gyumah (祭忍 ギュウマ Sainin Gyūma?, 13, 42, 49-50):
  • Killer e Commando (キラーとコマンド Kirā to Komando?, 34, 35, 49):

Outros

  • Senza - um velho homem que mora no campo e trabalha como chefe de uma empresa. Ele tinha em mãos a Chama Verde, que Rounin Haburamu precisava levar de volta à Turquia. Senza foi morto pelos Karasutengus.
  • Joe - Joe era pupilo da arte ninja Togakuri. Ele trabalhava na África como ambientalista e fiscal de caças ilegais dos animais. Apareceu somente numa foto, pois Shunin Makumba #1 o matou por ordem do pérfido Koichi Miyamura.
  • Koichi Miyamura - velho empresário mau-caráter, ganancioso e sem escrúpulos para quem Shunin Makumba #1 trabalhava, era o principal chefe do mercado negro de produtos animais no Japão. Ele ganhava rios de dinheiro não apenas pela compra e revenda de produtos de origem animal como também por via de encomendar as mortes daqueles que tentavam atrapalhar seus negócios escusos (por exemplo, Joe foi morto por Makumba sob sua ordem). Miyamura foi neutralizado por Tetsuzan, que o mandou para a prisão.
  • Maira - embaixatriz e herdeira do trono de Anmel, Maira é conhecida como "O Anjo da Paz". Ela escapou viva de um atentado realizado pela Família de Feiticeiros e seu próprio tio Gonin Abdad. Por sorte, Toha e Kei impediram esse ato de terrorismo. Ao fim do episódio em que aparece, Maira, por intermédio de Reiha, deixa um talismã com Toha, segundo ela, como "uma lembrança de seu primeiro amor".
    • Bacera e Lúcia - amigas e empregadas de Maira.
  • Kensuke Onimura - ninja fugitivo da família Kaminin, era também discípulo de Tetsuzan Yamashi. Kaminin Oruha queria matá-lo, custe o que custasse, por sua traição - e o matou.
    • Kazumi Onimura - filha de Kensuke Onimura, Kazumi possuia uma lembrança de Oruha. Ela agora trabalha junto com Kaminin Oruha na pensão da fazenda onde morava com Oruha depois que seu pai morreu (este foi morto há anos pelo próprio Oruha).
  • Toryo - lider dos antigos ninjas conhecidos como Sombras, que são também discípulos de Tetsuzan.
  • Líder da Central JR - o líder da JR trabalha no trem-bala. Ele estava arrasado pelo seqüestro da filha, Noriko, mas acabou tudo bem graças ao Jiraiya.
    • Noriko - filha do líder da Central JR e amiga de Manabu.
  • Morakami - chefe da Família Hananin e mentor de Hananin Agnes. Morakami e sua família tinham o dever de proteger a armadura amaldiçoada Sathan. Morakami foi traído e morto por Yuji (Sathan Ashura) e seus capangas.
  • Iku Sasaki - corretor de imóveis. Ele se aliou à Família de Feiticeiros por causa do dinheiro e armou um plano para expulsar os Yamashi do prédio. No fim, acabou perdoado graças ao filho.
    • Senji Sasaki - amigo de Manabu, Senji é o filho único do corretor de imóveis Iku Sasaki. Ele ajudou os Yamashi quando estes souberam que os moradores do prédio foram pegos e feitos reféns pela Família de Feiticeiros.
  • Makiko - amiga de Kei, Makiko é filha de um dono de posto de gasolina Esso.
  • Mien - amiga de Kei, Mien muito antes se meteu numa fria com umas cinco garotas, que levaram uma bela surra de Kei. Aí então, elas se uniram à Família de Feiticeiros e Kenin Pax. Mien correu perigo junto com os pais e os empregados virando reféns dos Feiticeiros na mansão e até mesmo Kenin Pax teve a cara de pau de se disfarçar de Mien e da mãe dela. Mas no final, Jiraiya e Emiha vieram e tudo acabou bem.
  • Dr. Schimdt e Dr. Brown - dois cientistas da Rússia e da Inglaterra, respectivamente. Eles criaram junto com o Dr. Smith um aparelho para cura do medo no cérebro dos pacientes quando iam se submeter a uma cirurgia. Tetsunin Steel e seus capangas queriam esse aparelho pra controlar os cérebros de bilhões de pessoas. Os dois cientistas acabaram sendo raptados e o Dr. Smith foi raptado depois. No final, Jiraiya e Tetsuzan acabaram com o plano maligno dos Steel.
  • Kaio Tsumoto - uma mulher que adora animais. Ela vivia num apartamento mas acabou expulsa de lá pelos vizinhos por causa dos animais que tinha. Kaio vivia numa rua até que chegaram os Yamashi e a acolheram com seus bichos. Ela também é uma ótima cozinheira. Manabu queria que Kaio morasse junto com ele. Kaio tem um marido, que era o seqüestrador dos bichos para entregá-los a Shunin Makumba #2, que os usava em sacrifício para trazer Shunin Makumba #1 de volta à vida. Mas por sorte, ele se arrependeu deste trabalho sujo e Jiraiya destruiu Makumba #2, acabando com os sacrifícios.
  • Shin Yazaka - um aventureiro que descobriu o palácio Deus do Mar. Ele é perito em conhecer sobre animais e plantas. Ele até que poderia ser o primeiro amor de Kei.
  • Sogo - é um homem que mora na vila dos Togakuri e conhece muito bem Badan Adolf Sugytani, e que depois foi atacado pelo mesmo, mas escapou vivo.
  • Hanzo e Kio - os dois são os pais verdadeiros de Toha. Eles morreram defendendo a inscrição de Pako. Badan Adolf Sugytani foi o responsável pelas mortes deles. Toha vingou a morte deles acabando com Adolf.
  • Gensai Kishimura - Gensai é o maior veterano dos ninjas. Ele é um velho conhecido do Tetsuzan. Gensai foi o mestre do Aman Negro e acabou assassinado pelo mesmo ao tentar impedí-lo de cometer seus crimes hediondos.
  • Tomoe - ela é professora do internato feminino onde Mei e Kei (além da Reiha e Agnes disfarçadas) estavam hospedadas.
  • Mei - Mei é a garota que tem poderes paranormais. Ela possui a percepção extra-sensorial. Otonin Uhaya e a Família de Feiticeiros queriam esse poder de Mei para acabar com Jiraiya e descobrir o Pako. Mas, graças a Jiraiya, Emiha, Agnes e Reiha, esse plano não foi concluído.
  • Nomya - ele era um espião-ninja. Fazia negócios e roubos. Ele roubou o projeto da nova arma sendo que este projeto foi destruído por Jiraiya depois que este enfrentou o Rainin Wild num duelo. Nomya acabou morto por Retsuga e os Karasutengus.
  • Akiko - ela é parecida com a mãe de Manabu e Kei. Akiko ficou hospedada com os Yamashi, mas ela era escrava do Sainin Gyumah (o segundo, que queria vingança pela morte do primeiro). Por ordem do maligno, Akiko encarregou-se de conquistar a confiança dos Yamashi para roubar deles a outra metade de Pako. No entanto (e também por sua semelhança à finada mãe de Kei e Manabu) Akiko se afeiçoou aos dois filhos mais novos dos Yamashi, especialmente Manabu, e por isso não queria mais fazer o trabalho sujo que Gyumah exigia. No final, ela pôde enfim ir embora após Jiraiya acabar com Gyumah.
  • Mayuko - menina que mora no campo. Ela conheceu Toha quando este estava cego pelo raio de Shakunin Strover e o trouxe para uma caverna. Ela conseguiu a flor montanhesa cujo lírio curou a cegueira de Toha, que depois venceu Strover.
  • Tao - Tao é a filha adotiva do Bakunin Homem-Míssil. Ela o conheceu no Vietnã nos tempos da guerra, quando seus pais verdadeiros foram covardemente assassinados por guerrilheiros inimigos, os quais Homem-Míssil matou depois. Ela se dedica muito à dança.
  • Prof. Takai - arqueólogo que descobriu a existência do Deus Jirai.
    • Akari Takai - dizem que ela é a namorada do Manabu. Akari é a filha do Prof. Takai. A menina tem a ocarina que ajudou a salvar Seinin Allan da hipnose da flauta malévola de Aracnin Morgana.

Lista de epísódios

  1. Pako, a Cápsula Miraculosa (磁雷矢VS妖魔一族 Jiraiya VS Yūma Ichizoku?, "Jiraiya contra o Clã dos Feiticeiros Ninjas")
  2. Barão Owl, o Imperador Ninja (城忍フクロウ男爵 Jōnin Fukurou Danshaku?, "Jonin Barão Owl")
  3. A Esmeralda (牢忍ハブラムの秘宝!! Rōnin Haburamu no Hihō!!?, "O Tesouro de Ronin Haburamu!!")
  4. A Retomada da Inscrição (破れ!! 火忍チャンカンフーの幻術 Yabure!! Kanin Chan Kan Fū no Genjutsu?, "Quebre-a!! A Técnica Ilusória de Kanin Chang Kung-Fu")
  5. O Roubo da Espada Olímpica (奪われた磁光真空剣!! Torawareta Jikkō Shinkū Ken!!?, "A Espada Olímpica, Roubada!!")
  6. O Mistério dos Mistérios (謎の謎は謎謎?! Nazo no Nazo wa Nazonazo?!?, "O Mistério do Mistério é um Mistério?!")
  7. O Caçador da Selva (ジャングルのハンター獣忍マクンバ Janguru no Hantā Jūnin Makunba?, "O Caçador da Selva, Junin Makumba")
  8. O Anjo da Paz (暗殺はデートの後で Ansatsu wa Deeto no Ato de?, "Assassinato Depois do Encontro")
  9. A Emboscada (ワナワナ罠のパコ作戦 Wana Wana Wana no Pako Sakusen?, "O Plano Estremecedor da Armadilha de Pako")
  10. A Vida ou a Morte (生か死か! 霊幻忍法の恐怖 Sei ka Shi ka! Reigen Ninpō no Kyōfu?, "Vida ou Morte! O Temor das Artes Ninjas Espirituais")
  11. A Vingança do Kung-Fu (怒りの闘破・真っ向両断!! Ikari no Tōha・Makkō Ryō Dan!!?, "Furioso Toha: Golpe Frontal!!")
  12. A Promessa do Amor (折鶴のペンダントは愛の誓い Orizuru no Pendanto wa Ai no Chikai?, "O Pingente da Garça de Papel é um Juramento de Amor")
  13. As Sete Sombras (祭忍VS七人の忍者たち Sainin VS Shichinin no Ninja-tachi?, "Sainin contra os Sete Ninjas")
  14. O Franco-Atirador (小さな命に燃えた爆忍ロケットマン Chiisa na Inochi ni Moeta Bakunin Roketto Man?, "Uma Pequena Vida Queima: Bakunin Homem-Míssil")
  15. A Maldição Lendária (呪いの魔女伝説 Noroi no Majo Densetsu?, "A Lenda da Feiticeira Amaldiçoada")
  16. A Cruzada dos Ninjas (風に泣くサイボーグ忍者! 風忍馬風破 Kaze ni Naku Saibōgu Ninja! Kazenin Mafūba?, O Ninja Ciborgue que Chora ao Vento! Kazenin Storm")
  17. A Estrela das Trevas (夢破I 浜名湖に潜む魔王! Yumeha I Hamanako ni Hisomu Maō!?, "Agnes I: O Rei Demônio Escondido no Lago Hamana!")
  18. A Vingança de Agnes (夢破II 霊気が燃える大砂丘! Yumeha II Reiki ga Moeru Dai Sakyū!?, "Agnes II: Um Espírito Queima na Grande Duna!")
  19. A Invasão (武神館を占領せよ! Bujinkan o Senriyō seyo!?, "Invadam o Bujinkan!")
  20. Procura-se Jiraiya (ハロー! 雷忍ワイルドは陽気なガンマン Harō! Rainin Wairudo wa Yōki na Ganman?, "Olá! Rainin Wild, o Pistoleiro Alegre")
  21. A Ira da Lua (聖忍アラムーサ・怒りの手裏剣を放て! Seinin Aramūsa・Ikari no Shuriken o Hanate!?, "Seinin Allan: Atire o Shuriken da Fúria!")
  22. A Dimensão da Amizade (花咲け! 美しきくの一忍法 Hanasake! Utsukushikiku no Ichininpō?, "Floresça! A Arte Ninja da Beleza")
  23. O Sequestro dos Cientistas (毒斎より怖い?! 鉄忍ガメッシュ Dokusai yori Kowai?! Tetsunin Gamesshu?, "Mais Terrível que Dokusai?! Tetsunin Steel")
  24. O Capitão Pirata (海賊キャプテンクックの金貨 Kaizoku Kyaputenkukku no Kinka?, "A Moeda de Ouro do Capitão Pirata")
  25. O Rapto dos Animais (ペットがいない! ラーメン小母さん大奮戦 Petto ga Inai! Rāmen Obasan Daifunsen?, "Não Há Animais! A Dura Batalha da Senhora do Ramen")
  26. A Primavera de Emiha (おしゃれと危険! ケイと恵美破 Oshareto Kiken! Kei to Emiha?, "Moda e Perigo! Kei e Emiha")
  27. Jiraiya, o inimigo de Toha (闘破の敵は磁雷矢 Tōha no Teki wa Jiraiya?, "O Inimigo de Toha é Jiraiya")
  28. Quem sou eu? (あぶない戸隠流・闘破は誰の子? Abunai Togakure-ryū・Tōha wa Dare no Ko??, "Cuidado, Togakure: Toha é Filho de Quem?")
  29. A Revolta do Pequeno Ninja (0点小僧の忍者オリンピック Reitenkozō no Ninja Orinpikku?, "O Garoto Nota Zero da Ninja Olimpíada")
  30. O Ninja Solitário (忍法・ハナちょうちん! Ninpō・Hana Chōchin!?, "Técnica Ninja: Lanterna de Flores!")
  31. A Espada de Shingen (パリで見つかった武田信玄の愛刀 Pari de Mitsukatta Takeda Shingen no Ai Katana?, "A Espada do Amor de Takeda Shingen é Encontrada em Paris")
  32. A Percepção Extrasensorial (渚のくの一忍法帖 Nagisa no Kunoichi Ninpōjō?, "O Caderno de Técnicas Ninja da Kunoichi da Praia")
  33. A Guitarra Cobiçada (ギターかかえた渡り鳥・雷忍ワイルド Gitā Kakaeta Watari Tori・Rainin Wairudo?, "Pássaro Migratório Carregando um Violão: Rainin Wild")
  34. A Caveira Assassina (出た!! 妖魔巨獣 史上最大の危機 Deta!! Yōma Kyojū Shijō Saidai no Kiki?, Surgiu!! O Monstro Gigante dos Feiticeiros, a Maior Crise da História)
  35. O Desafio dos Togakure (天空に立つ磁雷神!! Tenkū ni Tatsu Jiraijin!!?, "O Deus Jirai se Ergue aos Céus!"")
  36. O Feitiço do Gato Preto (闇に光る黒猫の目! 怪盗デビルキャッツ Yami ni Hikaru Kuroneko no Me! Kaitō Debiru Kyattsu?, "Os Olhos do Gato Preto Brilham no Escuro! Devil Cat, o Ladrão Fantasma")
  37. O Homem de 2300 Anos (2300年生きた男 宇宙忍デモスト 2300 Nensei Kita Otoko Uchūnin Demosuto?, "O Homem Que Viveu 2300 Anos: Uchunin Delstar")
  38. As Mil e Uma Faces (奇っ怪!! 百の顔の妖魔一族 Kikkai!! Hyaku no Kao no Yōma Ichizoku?, "Estranho!! O Clã dos Feiticeiros de 100 Faces")
  39. A Conspiração de Morgana (毒グモ爆弾!! 吉か・凶か? Dokugumo Bakudan!! Yoshi ka・Kyō ka??, "Aranhas Venenosas Explosivas! Sorte ou Azar?")
  40. A Traição (哀しみのジャンヌ Kanashimi no Jannu?, "A Triste Jane")
  41. Olímpica VS Satã (磁光真空剣VS暗黒剣 Jikkō Shinkū Ken VS Ankoku Ken?, "Espada Olímpica contra Espada Satã")
  42. Adeus, Mamãe (さよなら! 幻の母上様 Sayonara! Maboroshi no Hahaue-sama?, "Adeus! Mãe das Ilusões")
  43. O Indomável Strowver (少女の祈り! 灼忍ストローボ百万ボルトの恐怖 Shōjo no Inori! Shakunin Sutorōbo Hyakuman Boruto no Kyōfu?, "A Prece de uma Garota! O Terror de 1 Milhão de Volts de Shakunin Strower)
  44. O Poder do Amor (磁雷神大爆破!! 戦場の父と娘 Jiraijin Dai Bakuha!! Senjō no Chichi to Musume?, "A Grande Onda Explosiva do Deus Jirai!! Pai e Filha no Campo de Batalha")
  45. A Ponte da Esperança (磁雷神の力! 愛と希望のかけ橋 Jiraijin no Chikara! Ai to Kibō no Kake Hashi?, "O Poder do Deus Jirai! Uma Ponte Feita de Amor e Esperança")
  46. Amizade Perdida (黒い噂・駆けつけろ正義の忍者たち! Kuroi Uwasa・Kaketsukeru Seigi no Ninja-tachi?, "O Rumor Negro! Ninjas que Correm Atrás da Justiça")
  47. Manabu e seu Primeiro Amor (学の初恋・あまりにあぶない金剛山 Manabu no Hatsukoi・Amari ni Abunai Kongō-san?, "O Primeiro Amor de Manabu: Grade Perigo no Monte Kongo")
  48. O Aparecimento de Pako (遂に出た!! 世紀の秘宝パコ!! Tsui ni Deta!! Seiki no Hihō Pako!!?, "Finalmente Surgiu!! O Tesouro do Século, Pako!!")
  49. O Último Confronto (世界忍者! 金剛山に大集結!! Sekai Ninja! Kongō-san ni Daishūketsu?, "Ninjas do Mundo! Grande Encontro no Monte Kongo")
  50. Adeus, Espada Olímpica (妖魔一族の最後!さらばパコ=磁雷神!! Yōma Ichizoku no Saigo! Saraba Pako=Jiraijin!!?, "O Fim do Clã dos Feiticeiros! Adeus, Pako e Deus Jirai!!)

Elenco

Atores japoneses

Dubladores brasileiros


Trilha sonora

Temas

(de acordo com o álbum "Sekai Ninja Sen Jiraiya Hit Kyokushuu")
  • Faixa 1 - Jiraiya, por Akira Kushida (tema de abertura)
  • Faixa 2 - Jiraiya Sanjou!, por Akira Kushida
  • Faixa 3 - Hikaru Kaze, por Akira Kushida
  • Faixa 4 - Yami no Kajin ~Youma no Theme~, por Akira Kushida
  • Faixa 5 - Kagayake! Jiraiya, por Takumi Tsutsui
  • Faixa 6 - Unare Jikou Shinkuu Ken, por Akira Kushida
  • Faixa 7 - Kei to Emiha ~Emiha no Theme~, Megumi Sekiguchi
  • Faixa 8 - Sora Kara Hibiku Koe, por Akira Kushida
  • Faixa 9 - Soko ni Paradise, por Akira Kushida
  • Faixa 10 - SHI NO BI '88, por Akira Kushida (tema de encerramento)

BGM (músicas de fundo)

(de acordo com o álbum "Sekai Ninja Sen Jiraiya Ongakushuu")
  • Faixa 1 - Jiraiya (TV SIZE)
  • Faixa 2 - Pako Densetsu
  • Faixa 3 - Dokusai no Yabou
  • Faixa 4 - Sekai Ninja no Chousen
  • Faixa 5 - Tachiagare Touha
  • Faixa 6 - SHI NO BI '88 (TV SIZE KARAOKE)
  • Faixa 7 - Reiha Kenzan!
  • Faixa 8 - Sekai wo Kakeru Yuujou
  • Faixa 9 - Shukumei no Shoujo Tachi
  • Faixa 10 - Shinobi Yoru Kage
  • Faixa 11 - Uzumaku Youki
  • Faixa 12 - Jiraiya (TV SIZE KARAOKE)
  • Faixa 13 - Yamachi Ke ~Hikari no Naka de~
  • Faixa 14 - Emiha Bojou
  • Faixa 15 - Sekai Ninja Sen
  • Faixa 16 - Shuugeki! Youma Ichizoku
  • Faixa 17 - Unare Jikou Shinkuu Ken (INSTRUMENTAL)
  • Faixa 18 - Dai Tate
  • Faixa 19 - Jikou Shinkuu Ken Makkou Ryoudan!
  • Faixa 20 - Arata naru Ketsui
  • Faixa 21 - SHI NO BI '88 (TV SIZE)
Música: Kei Wakakusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário